Obed Rodrigues de Souza

"Creio para compreender, compreendo para crer melhor." Agostinho de Hipona

Textos


A Difícil Arte de Ser Imperfeito

' ... Eu sou o Deus todo poderoso. Anda na minha presença e sê
perfeito." ( Gn 17:1 )
Primeiramente, gostaria de esclarecer que sou membro ativa de uma igreja evangélica, logo tudo o que aqui eu expuser, estou incluida, mesmo se por algum momento soar como crítica. O que não é a minha pretensão nem intenção. O homem é o que é, Deus é de eternidade a eternidade. Cabe a nós buscá-lo com integridade de coração.

Não é fácil para alguns servos de Deus conviverem com os escândalos e desvios de conduta que vemos dentro das igrejas. Muitos saem do caminho ou tornam-se descrentes.
Por causa da mentira duvidaremos da verdade? Por causa da falsidade desistiremos da integridade?
Ouve-se a palavra do Deus que é perfeito, propagada por homens imperfeitos e falhos. O paradoxo de vivermos com os pés na terra, mas com os valores celestiais é tremendamente desafiador, mais desafiador ainda é encontrar o ' Deus invisível ' nas atitudes visíveis de nós seus seguidores.
As igrejas que, em tese, deveriam ser o lugar mais fácil de vermos o ' Deus invisível ', muitas vezes, em sua grande maioria, tornam-se um empecilho para a liberdade da graça e da comunhão plena com Deus, por causa dos preceitos de homens, ministrados em nome de Deus.

Denominação alguma aqui na terra tem a supremacia sobre a verdade … Deixemos Deus ser verdadeiro… e o homem ser homem, acho que por gostar de literatura e da Bíblia, a suprema palavra de Deus, nunca esperei perfeição de ninguém… tudo concernente ao homem e seus atos é relativo - só o amor de Jesus, só a salvação é absolutamente de graça e totalmente sem merecimento algum por parte do homem.
Contudo, é maravilhoso saber que Deus nunca escondeu a imperfeição humana e sempre usou homens imperfeitos para proclamarem seu nome. Deus se deixa expor na sua criatura. Acho que nunca poderemos entender racionalmente esse mistério.

Certamente, se eu fosse Deus, jamais citaria Davi como um homem segundo o meu coração: assassino, adúltero, péssimo pai; jamais escolheria o filho, fruto de um adultério para ser rei de Israel, como ele o fez com Salomão; jamais escolheria Paulo para ser meu embaixador, um homem que consentiu na morte de Estevão…, talvez eu não gostaria de expor minha árvore genealógica com o nome de uma prostituta, como Raabe.
Deus escolheu incultos pescadores para propagar uma mensagem que, por vezes, nem eles mesmos entendiam.
Tais homens nunca foram exemplos pra nós, mas sim mostram-nos o quanto Deus nos ama. Instrumentos na mão do Deus todo poderoso.
Como Deus é o Deus dos relacionamentos, dos pactos e das alianças, nunca desiste de nós, fêz-nos à sua imagem e semelhança.

Foi depois que conheci Jesus que pude conviver com meus conflitos e traumas, e creio que consegui superar muitas das minhas ' fobias e medos', ancorada no amor e na graça de Deus. "Ele faz a ferida e ele mesmo a ata; ele fere, e as suas mãos curam". (Jó 5.18.)
Nunca concordei com o ditado de que a fé é cega. No tocante a mim, a fé me deu olhos espirituais para ir além do invisível. Como diz a própria palavra, o visível é que nos torna cegos.
Se os ateistas pensam que a fé é muleta, eles não percebem que essa muleta é uma fisioterapia do espírito, que mais tarde, depois de recuperados, nos dá asas para voar...

Se as pessoas se deixam alienar dentro das denominações sendo fiéis seguidoras de homens e não de Deus , é por não amarem a verdade dos fatos, preferindo viver levados pelos outros;amando ortodoxias e liturgias mais do que o Senhor e Salvador Jesus Cristo - ' Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados. ' .( Marcos 4: 12 )

Sou membro de uma denominação, procuro obedecer à hierarquia, mas acima de tudo sou uma serva do Deus Altíssimo.
A Igreja que vai subir é a invisível, não aquela institucional… Respondo e preocupo-me comigo e minha relação com Deus e a ética para com os irmãos, não respondo por uma denominação. Cada um é responsável diante de Deus …. O DNA do cristão é o Espírito Santo no coração, não a carteira da denominação que ele frequenta. Deixemos, pois Deus ser Deus…
Deixemos que tudo venha a tona … Deus está trabalhando. Não devemos ter medo dos escândalos. Eles são entristecedores, é verdade, mas nos levam a ser melhores intercessores. Nos levam a perceber o quanto Deus é imparcial. O quanto Deus espera que o homem seja sincero e íntegro. Se a Igreja é santa, nada ficará oculto, pois é o Espírito que a edifica.

Só quero aprender com o mais humilde de todos, o meu Senhor e Salvador Jesus Cristo, que sonda mentes e corações e dará a cada um segundo a suas obras.
‘ que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação o ser igual a Deus, antes se esvaziou…”
Ser perfeito é aprender a perdoar as imperfeições alheias; ser perfeito é aprender com os escândalos e não fugir da luta, e andarmos no caminho estreito e menos trafegado.
Ser perfeito é conviver diariamente com nossas imperfeições, mas confiando unica e exclusivamente na graça de Deus para nos perdoar.

Creio que precisamos nos aperfeiçoar na difícil arte de vivermos como imperfeitos, mas redimidos pelo sangue de Jesus.


A Jesus toda a glória!

Obed R.de Souza
24/06/12
Obed Rodrigues de Souza
Enviado por Obed Rodrigues de Souza em 30/03/2013
Alterado em 22/12/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras